Brisas do Lis

Doce típico da Leiria (Portugal) e é praticamente o ancestral do nosso quindim. Os portugueses no Brasil tinham dificuldade de conseguir a farinha de amêndoas e utilizaram o coco dando origem ao nosso quindim.

Brisas do Lis

Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 10 min.
Tempo de cozimento: 15 a 20 min.
Custo: Moderado

IGREDIENTES

  • 3 gemas
  • 3 ovos
  • 150 g de açúcar
  • 100 ml de água
  • 100 g de farinha de amêndoas
  • Manteiga e açúcar para untar as forminhas

PREPARAÇÃO

Etapa 1

Untar as forminhas com bastante manteiga e polvilhar com açúcar. Colocar em tabuleiro.

Etapa 2

Colocar numa panela a água e o açúcar e misturar. Levar ao fogo até fazer uma calda em ponto de pérola, sem mexer (contar 3 minutos precisos, em fogo baixo, depois que começar a fervura). Depois dos 3 minutos, retirar do fogo e deixar amornar.

Etapa 3

Numa tigela colocar as gemas e os ovos e bater bem com um fouet para misturar bem as claras e gemas. Colocar a farinha e amêndoas e misturar bem.

Etapa 4

Colocar a calda em fio (que deve estar apenas morna para não cozinhar os ovos), mexendo sempre. Colocar numa jarra e colocar nas forminhas, sem chegar à borda.

Etapa 5

Colocar água fervente, com algumas colheres de vinagre (evita que o tabuleiro escureça) no tabuleiro, água deve atingir, mais ou menos, a metade das forminhas. Levar o forno, preaquecido a 180°C, por 15 a 20 minutos

Aconselha-se esperar que esfriem um pouco para desenformar, pois se desenformadas quentes elas não soltarão facilmente e se estiverem frias elas se quebram. Passe uma faca em volta da forminha e revire-a sobre o prato de apresentação. Agora é só saborear esta maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *