Castanhas assadas – “Marrons chauds”

As clássicas castanhas assadas que a gente encontra a venda nas ruas da Europa quando vem chegando o inverno! Compra-se um saquinho e vamos comendo pela rua afora, sem jogar as cascas no chão, claro!

Castanhas portuguesas assadas - Marrons chauds

Pessoas: 8
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 10 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Custo: Dispendioso

INGREDIENTES:

  • 1 kg de castanhas portuguesas

PREPARAÇÃO:

Etapa 1

Com auxílio de uma faca, faça cortes profundos nas castanhas de forma a corta não só a casca, mas a pelinha também. Isso é importante para deixar sair o gás do cozimento evitando que elas estourem.

A posição dos furos varia, alguns fazem uma cruz na parte pontuda, outros da ponta até a parte mais gorda. Eu prefiro fazer na horizontal, ou seja, entre a ponta e a parte mais clara, corta de fora a fora no lado mais gorducho dela!

Etapa 2

Depois disso, você pode levar ao forno em temperatura de 200°C por 15 a 20 minutos…

Etapa 3

… ou então, se você tiver uma frigideira de furos (sim, isso existe!), até que comecem a abrir a pele e fiquem meio “pretas”.

Etapa 4

Pode substituir o fogão por uma lareira ou churrasqueira! Mas acho que tem que ter coragem pra usar a lareira no verão brasileiro, já que as castanhas só chegam ao Brasil nesta época.

Etapa 5

Depois de assadas ou tostadas na frigideira, você deve colocá-las por 20 minutos embrulhadas em um pano de prato grosso ou mesmo jornal. Isso vai facilitar a retirada da casca que, normalmente, se solta facilmente!​

Agora é só saboreá-las com prazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *