Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 15 min.
Custo: Moderado
INGREDIENTES
- Berinjelas (calcula-se + – 1 berinjela média por pessoa)
- Óleo de girassol, quanto baste (não usar azeite)
- Vinagre
- Sal
- Pimenta do reino de moedor
- Cebola: + – 1 colher (de sobremesa rasa) para cada 2 berinjelas
PREPARAÇÃO
Etapa 1
Lavar bem as berinjelas e secá-las. Retirar os talos verdes cuidadosamente. Fazer pequenos cortes com a ponta de uma faca (ou furar bastante com garfo) na parte roxa. Isto evita que elas explodam ao assar.
Etapa 2
Passar óleo de girassol em todas elas, colocar em tabuleiro untado e levar a assar em forno preaquecido a 180°C. Elas estarão prontas quando estiverem murchas e ligeiramente amarronzadas. Elas não podem ficar nem muito torradas nem pouco assadas, caso contrário não terão a cor do “caviar”.
Etapa 3
Quanto estiverem perfeitamente assadas retirar do forno e deixar esfriar. Enquanto isto prepare a cebola. Bata a cebola com auxílio de uma faca, reduzindo-a a micro pedacinhos (não ralar).
Etapa 4
Com uma faca bem afiada, cortar as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Retirar cuidadosamente a polpa de cada uma, com auxílio de uma colher, sem raspar muito a casca para evitar que amargue e colocar sobre a tábua de trabalho.
Etapa 5
Prepare a polpa das berinjelas batendo com uma faca, reduzindo-as a uma pasta uniforme. Nunca usar qualquer tipo de processador ou mixer para conservar as sementinhas que dão a impressão do caviar.
Etapa 6
Colocar a berinjela e cebola numa tigela de vidro e temperar com sal, pimenta do reino, óleo e vinagre, misturando muito bem. As berinjelas absorvem muito óleo, portanto não coloque pouco óleo, mesmo que você tenha a impressão de que vai ficar muito oleosa. Cobrir com filme e levar à geladeira.
Etapa 7
No dia seguinte, retirar da geladeira, verificar o tempero e colocar mais óleo pois as berinjelas absorvem todo ele. Continuar com este processo atê que você tenha uma pasta brilhante e constante. Este “caviar” de berinjelas dura vários dias na geladeira. Servir com torradinhas.
Esta receita não é para ser utilizada no mesmo dia, ela deve ser preparada com antecedência para se obter um resultado perfeito e delicioso. Não usar azeite, pois este tira todo o sabor natural da receita.
Não confundir esta receita com Baba ganousch.