Torta de Pinoli da Nonna

Um clássico italiano, esta torta de pinoles vai deixar você, sua família, amigos ou convidados com água na boca! Uma opção certeira se você quer impressioná-los! Bom apetite!

Je remericie à mon amie Silvia pour la recette et pour la belle photo! (Eu agradeço à minha amiga Silvia pela receita e pela bela foto!)
Na realidade, como se trata de uma torta coberta, ele se chama “tourte”.

Torta de pinolis da Nonna

Pessoas: 6
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 30 min.
Tempo de cozimento: 50 min.
Custo: Dispendioso

INGREDIENTES:

Para a massa:

  • 400 g de farinha de trigo peneirada em peneira fina
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga com no máximo 3% de sal
  • 4 gemas
  • 7 g de fermento químico
  • 1 limão siciliano (utilizaremos a casca)
  • 1 colherzinha de essência de baunilha

Para o creme de confeiteiro:

  • 4 gemas
  • 100 g de açúcar
  • 40 g de Maizena (pode substituir por fécula de batata)
  • 500 ml de leite
  • ½ limão siciliano (para utilizar a casca)

Para a decoração:

  • 70 g ou mais de pinoli
  • Açúcar de confeiteiro

PREPARAÇÃO:

Etapa 1

Para a massa: em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a casca ralada de limão e a baunilha.

Ainda na vasilha, faça um buraco no centro da mistura e despeje as gemas e a manteiga em pedaços. Amasse rapidamente com as mãos (ou no processador) até obter uma massa homogênea.

Faça uma bola e a envolva em filme transparente, deixe repousar por 30 minutos na geladeira. Se estiver muito quente, deixe por 01 hora.

Etapa 2

Para o creme de confeiteiro: em uma pequena panela, despeje o leite e acrescente a casca de meio limão siciliano (sem ralar).

Leve ao fogo e depois coe para retirar a casca do limão. Reserve.

Etapa 3

Em outra panela, coloque as gemas com o açúcar, misture bem com o fouet ou com mixer de mão (varinha mágica) até que a mistura fique branca. Em seguida, adicione a maisena e continue mexendo, depois, o leite filtrado sem parar de mexer. Isso tudo, fora do fogo.

Etapa 4

Agora leve a panela ao fogo branco e mexa até que a mistura se torne um creme espesso. Depois passe para um recipiente grande para que esfrie mais rápido. Cubra com filme transparente, para evitar que forme aquela película mais firme e seca, e deixe esfriar totalmente.

Etapa 5

Preaqueça o forno em 180°C e unte com manteiga uma forma redonda de cerca de 26 cm de diâmetro. Se quiser, forre com papel manteiga para facilitar desenformar a torta.

Retire o filme que protegia a massa e a divida em 2 partes, sendo uma com 1/3 e 2/3 do total.

Com auxílio de um rolo, abra a parte maior da massa entre duas folhas de papel manteiga (ou plástico) de forma a obter uma massa bem fina, cerca de 0,5 cm de espessura. Em seguida, disponha a massa na forma fazendo o fundo e as laterais.

Despeje e espalhe o creme de confeiteiro sobre a massa.

Abra o restante da massa do mesmo jeito que foi feito com a primeira parte, assim obteremos a cobertura (tampa) da torta. Cuidadosamente, coloque a massa aberta sobre a torta e o creme de confeiteiro.

Aperte delicadamente com os dedos as bordas das duas massas para que ela fique bem fechada, evitando que o creme escape durante o cozimento. Com auxílio de uma faca, corte as rebarbas deixando a torta o mais regular possível! Aconselha-se fazer pequenos furos com um palito na cobertura da torta.

Em seguida, pincele toda a superfície da torta com clara de ovo e, então, espelhe os pinoli sobre a cobertura da torta.

Etapa 6

Leve para assar por 30 ou 35 minutos. Uma vez decorrido este tempo, retire a torta do forno e deixe esfriar. Depois de fria, retire da forma, coloque sobre o prato de apresentação e, com auxílio de uma peneira, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre toda a torta.​

Se quiser, pode substituir os pinoli por amêndoas em lâminas ou amendoins cortados de forma irregular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *