Canja de galinha

Alguns historiadores atribuem a origem da Canja à China e outros à Índia. De qualquer forma, ela teria sido trazida de algum dos dois países por portugueses que, posteriormente, a trouxeram de Portugal para o Brasil, sendo um dos pratos preferidos do Imperador Dom Pedro II. A Canja não somente caiu no gosto e nos costumes de portugueses e brasileiros como seduziu o presidente Roosevelt em uma viagem ao Brasil e o duque de Wellington em uma parada em Portugal!

Já em sua remota origem na China, ela era servida após os festejos de ano novo para que as pessoas se recuperassem dos excessos dos festejos. Em Portugal era muito usada para a recuperação das mulheres depois do parto.

No Brasil, sempre foi considerada excelente para convalescentes e para restaurar forças depois de três dias de carnaval…

Canja de galinha

Pessoas: 2
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozimento: 60min.
Custo: Econômico

INGREDIENTES:

  • 2 sobre-coxas de galinha (pode ser subsituido por frango pela dificuldade em encontrar galinha no supermercado!)
  • 1 litro de água
  • 5 colheres de óleo
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de cebola batidinha
  • 1 xícara de arroz bem lavado
  • 1 colher de vinagre de vinho
  • 2 colheres de salsa picadinha
  • Sal, pimenta do reino e louro em pó a gosto

PREPARAÇÃO:

Etapa 1

Temperar o frango com o alho, sal, pimenta, vinagre e louro de véspera. Não retirar as peles.

Etapa 2

Levar o óleo ao fogo e dourar bem o frango. Retirar o frango da panela, escorrer o óleo e dourar a cebola. Colocar a marinada e mais um pouco de água na panela para obter um caldo dourado.

Etapa 3

Recolocar o frango na panela com o restante da água e deixar cozinhar por meia hora.

Etapa 4

Retirar o frango e desfiá-lo. Voltar com ele à panela e colocar o arroz. Deixar cozinhar até que o arroz fique super cozido. Se precisar, colocar mais água fervente.

Etapa 5

Ao final do cozimento, colocar a salsa.​

A canja foi motivo de pesquisas médicas para saber porque ela sempre foi usada, desde o tempo de nossas tataravós, para recuperar convalescentes. A explicação obtida foi a seguinte: as peles do frango, ou galinha, contêm excelentes anti-inflamatórios; o alho é conhecido por suas qualidades hipotensivas, anti-coagulantes e descongestionantes (em casos de gripe e sinusite); a cebola ajuda na circulação sanguínea e a salsa é rica em vitamina C, por isto é colocada só no final para não perder esta qualidade com o cozimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *