Complexidade: Difícil
Tempo de preparação: 300min.
Tempo de cozimento: 30min.
Custo: Econômico
INGREDIENTES:
- 3 laranjas Bahia bem vermelhas
- 2 limões rosa (limão tangerina, limão capeta…)
- 200 g de açúcar (mais ou menos)
PREPARAÇÃO:
Etapa 1
Lavar bem as frutas. Fazer quatro talhos verticais nas cascas e retirá-las. Levar ao fogo com água suficiente para cobri-las de ferver por cinco minutos. Despejar a água e repetir a operação por cinco vezes. Despejar a última água e deixar esfriar.
Etapa 2
Com uma faca bem afiada retirar toda a película externa e branca das laranjas ( não dos limões, pois só se usa as cascas deles para dar mais cor e sabor). Cortar em pedaços e desprezar os centros e retirar possíveis caroços. Reservar.
Etapa 3
Retirar toda a parte branca interna das cascas das laranjas e limões (para retirar o amargo). Levar as cascas e as polpas das laranjas ao liquidificador e bater bem, até ficarem bem trituradas.
Etapa 4
Colocar em panela de ágata e levar ao fogo, mexendo de vez em quando, até que fique como uma pasta grossa. Pesar esta pasta. O açúcar deve ter a metade do peso da massa de laranja. Misturar o açúcar às laranjas e levar ao fogo novamente, mexendo sempre até obter o ponto de geleia: deixar pingar sobre uma superfície bem fria. Não deve esparramar (forma uma bolinha firme).
Este mesmo processo pode ser usado para tangerinas. A quantidade das frutas pode variar. O importante é usar metade de açúcar para o total de massa obtida das frutas . Quando se quer uma geleia mais brilhante e mais doce pode-se usar 3/4 de açúcar em vez de metade.
Na falta do limão rosa, pode-se usar tangerinas bem vermelhas.