Quindim rápido

Quindim, um doce de origem portuguesa, onde as freiras aproveitavam as gemas que sobravam da utilização das claras para engomar suas roupas e enviadas à França para clareamento dos vinhos. Eram feitos com gemas, açúcar, manteiga,ovos e farinha de amêndoas. Chama-se Brisas de Lis (ou Liz). Como no Brasil as amêndoas eram artigos de luxo e raras passou-se a fabricá-los com coco ralada, o que resultou nesta delícia nacional.

Quindim

Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozimento: 20min.
Custo: Econômico

INGREDIENTES:

  • 6 gemas
  • 1 coco ralado (ou 100 g de coco hidratado)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 250 g de açúcar
  • 1 pitada de sal

PREPARAÇÃO:

Etapa 1

Misturar todos os ingredientes, mexer bem durante alguns minutos. Deixar repousar por 15 minutos para que o açúcar derreta e se incorpore bem aos demais ingredientes e a massa fique bem úmida.

Etapa 2

Untar forminhas para quindins com manteiga e polvilhar com açúcar, deixando um pouquinho de açúcar no fundo para formar aquela caldinha sobre o quindim. Colocar um pouco da massa em cada uma, tendo o cuidado de não deixar ultrapassar 3/4 da altura da forminha.

Etapa 3

Forno a 180°. Levar a assar, em banho-maria, por cerca de 20 minutos ou até que estejam ligeiramente dourados. Retirar do forno, deixar esfriar, retirar das forminhas com auxílio de uma faca e colocar em forminhas de papel (opcional).​

Sugestão, coloque uma uva-passa no fundo de cada forminha antes de despejar a massa!

Receita ótima para aproveitar as gemas que sobram da receita de pudim de claras com damasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *